domingo, 17 de maio de 2009

Inexistencia divina

E se ninguém estiver no comando? Essa é a idéia oposta a religião. Muitos ficam tranquilizados apenas por saber que um "ser" mais poderoso está olhando pela humanidade. Outros os seguem com fidelidade cega. É um grande conforto pensar assim. Mas onde isso vai dar? E se ninguém estiver olhando por ninguém? Civilizações seriam desfeitas em cinzas apenas por imaginar a existencia dessa questão. Mas como confiar em algo ainda impossivel de ser entendido quando nem o cenceito básico de "o que somos nós?" conseguimos adquirir?

Comecei a pensar nessa questão ao mesmo tempo que passei a duvidar de muitas outras coisas. Uma outra hora digo as outras coisas.

Quem é o "manda-chuva" encarregado desse mundo? Seria engraçado se pudessemos ligar para reclamar de algumas coisas e aplaudir outras. Seria mais como um 0800-divino. Sinceramente alguém já conseguiu alguma resposta d'O cara? Seria nessa hora que chegaria milhões de pessoas contando historias impressionantes sobre a fé deles. Mas a fé não passa disso. Fé. Então seria esse O cara? A fé. Então eu teria que deixar de vê-lo como algo externo e parar para examina-lo como algo interno. Isso, ao menos, explicaria a frase "Ele vive dentro de todos nós". Para descobri-o tenho que descobrir o que é fé...

Como explicar a fé? Um sentimento, uma sensação, um estado de espirito, opa sem espiritos por enquanto. Fé é acreditar verdadeiramente em algo, certo? Então se você acreditar cegamente que O cara existe então ele vai existir... mas existir aonde?Por que a pessoa não acredita fielmente que ele existe em algum lugar? Sem piegas de "A bondade é o ato divino que prova a existencia dele". O ser humano que tem sua bondade e sua grande parcela na maldade. Isso não prova nada. Mas se alguém disse que O cara existia, então essa idéia (fato?improvavel ainda) deve ter saido de algum lugar. Nessas horas que volto a me perguntar por que eu estou pensando nisso...

Então se Ele é a fé em qualquer coisa até mesmo nele, isso termina virando um ciclo infinito sem respostas. Então temos que ir por outro caminho. Alguém sem fé no divino pode ter crise de fé? Os céticos diriam que é depressão, mas ultrapassa isso. É a sensação (raiva?) de não ter respostas que faz a pessoa pensar cada vez mais. Mas por que procurar resposta logo para essa questão? Está bem, sei que tentar provar a existencia Dele é ramo de ceticista.

"Ter fé de que algo vai acontecer" ou "mudar". Isso realmente existe? Calma. Ele é a fé e a fé é a esperança? Tentar entender a esperança então, mas é meio dificil. Alguém realmente já teve esperança? Todos devem ter dito sim, mas esperança não é quando algo esta errado e a pessoa por não ter mais possibilidades deseja que aquilo se modifique, mesmo sabendo que é improvavel disso acontecer. Então Ele é o desejo agora. Mas antes disso ele é a inexistencia de possibilidades. Então ele é algo impossivel por si mesmo de existir. Então ele é inexistente. Isso explicaria por que ninguém consegue prova-lo ou desmenti-lo. Algo inexistente é inefável (indizivel) por si mesmo.

Isso realmente satisfaz alguém? A inexistencia inexiste quando é pelo menos imaginada. Então se você pensar Nele, ele passará a existir. Mas ele só existirá pela inexistencia do inexistente que foi imaginado.

Ser superior... improvavel de ser definido ou explicado.

13 comentários:

  1. é tudo uma questão de fé
    ou voce tem, ou voce acredita na inexistencia

    ResponderExcluir
  2. Leia na BIBLIA, ATOS 17:16 AO 31, VC IRÁ ver que não é só vc que tem esses pensamentos vazio, desde o inicio da humanidade pessoas sem fé, achando que teus bilhoes de neurônios, teu filtro no corpo(rins) são feitos por um acaso, vcs achar que um jarro de barro se faz sozinho, através de uma explosão ou uma reação natural da moléculas. Existiam filósofos EPICUREUS ( DIZIAM QUE O FIM DO HOMEM ERA O PRAZER, A VIDA PODE SER SÓ HOJE, ENTÃO APROVEITE), ESTOICOS(O DESTINO É CEGO, NÃO ADIANTA LUTAQR, CLAMAR, SOFRER, NÃO HÁ ESPERANÇA) ENTRE OUTROS QUE CONTENDIAM IGUAL A VC. MAS EM I TESSALONICENSES 4: 18 DIZ" CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS COM A ESPERANÇA DO RETORNO DE JESUS CRISTO " UNS ESCARNECERAM ATOS 17:32, OUTROS ADIARAM ATOS 17:32, MAS, OUTROS CRERAM ATOS 17:34. CABE A VOCE DECIDIR QUE QUER CRER OU NÃO. MAS, UM DIA TU VERÁS FACE A FACE E SE ARREPENDERAS SE NÃO CRERES.
    EDSON

    ResponderExcluir
  3. essa negocio de "O CARA" ficou parecendo a musica da xuxa véi!

    ASJIOJIOASJiojAIOSJiJAIOS$oA#S

    ResponderExcluir
  4. Apesar de eu não me enveredar pelos caminhos da religião, acredito que não é por aí que devem ser feitas as críticas. Uma crítica à religião deve ser feita de forma mais apurada e complexa, a linguagem que você usa, teus argumentos...tudo é tão facilmente contestável que não vale a pena discutir. Estuda mais um pouquinho, você escreve bem, mas é melhor aprofundar-se no tema para não se aprofundar em bobagens. O pior comentarista é aquele que não conhece o tema, porque tudo deixa de ser crítica e passa a ser o mais estúpido preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. É daí, talvez, que surgiu a frase “Deus criou o universo” traduzindo como Tao (o Universo Infinito) criou Ki (o universo relativo), somente assim ela faz sentido. E isso me leva ao conceito de que estamos dentro de um CHIP INFINITO, o Universo com todo seu mecanismo interno seria, portanto, um COMPUTADOR INFINITO, não manobrado por alguém de fora como no filme Matrix, mas manobrado por nós mesmos. Qualquer coisa que quisermos fazer podemos, desde que obedeçamos suas leis (manifestadas na matemática, física e química). Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo. Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Apenas mais uma teoria; Ainda assim não provando a existência ou a inexistência; As pessoas sempre irão procurar respostas, mas nem sempre poderão acha-las; Porém são criadas teorias nas quais as pessoas se apoiam para se sentir confortáveis; Cada um escolhe a sua; Alguns preferem acreditar em algo mais simples e em alguém fora do comum que pode lhe ajudar;

    ResponderExcluir