terça-feira, 19 de maio de 2009

Monopólio do conhecimento

Conhecimento é o saber utilizado para algum fim. Um conhecimento não partilhado foge ao seu sentido. Países como o Brasil, buscando seu espaço em um mundo onde a concorrência é a palavra chave, buscar o desenvolvimento é o caminho para a supremacia. A busca do desenvolvimento é unicamente procurar o conhecimento necessário. O monopólio de qualquer tipo de conhecimento é apenas mais uma forte forma de controle. Culpados nunca são encontrados e quem os procura?Universidades sempre foram as maiores fontes de compartilhamento de conhecimento. Infelizmente até o conhecimento possui um preço para ser acessado e muitos não podem usurfruir dele, mas o saber sempre encontra um meio de continuar o seu caminho essencial.

A escrita é uma das melhores formas de armazenar e distribuir o conhecimento. Editoras fizeram da escrita mais uma forma de lucrar, mais uma máquina de fazer dinheiro. Quanto mais se precisa de conhecimento mais caro ele se torna. Se as pessoas como um todo e o governo não criassem ou aceitassem leis que restrigem o uso e a distribuição do saber o mundo poderia estar mais desenvolvido em todos os sentidos agora.

A polícia civil levar da Universidade Federal de Pernambuco todas as cópias utilizadas pelos estudantes para a aprendizagem, trás apenas a idéia de privação de liberdade. Atualmente quantos alunos podem pagar por todos os livros necessários para uma formação no mínimo digna? Foi pelo meio das cópias que os alunos conseguiram ter acesso ao conhecimento necessário para a continuação de seus cursos e se não for possivel usurfruir das cópias a continuação do desenvolvimento mental será vetado a mais de 98% da Universidade. Apenas os ricos podem ter acesso ao saber?

A essencia de um conhecimento é ser partilhado. Principalmente em uma Universidade. Impedir que isso aconteça é imperdoavel. Porem aconteceu. Algumas leis são feitas para restringir a sociedade, mas o pior erro vem das pessoas que não lutam contra isso e aceitam essa imposição "brutal" de mecanismos reacionários. O silêncio é a pior derrota. A discordância falada é uma forma dos justos de lutar pelo o que é certo. Sem discordância não existe evolução.

Como descobrir quem esta errado?Fácil. Aquele que reprime a divulgação do saber.
Como lutar?
Lutar contra quem?

O começo é pararmos de nos manter em silêncio quando presenciamos atos ditatoriais. Lutar pelos seus direitos e contra a opressão é a única forma certa de viver em um mundo que tenta dominar a sua vontade e liberdade.

Dizem que vivemos em uma democracia, mas esse ainda é um termo utópico e as pessoas ainda terão que evoluir bastante para conseguir chegar a algo aproximado da democracia. Enquanto houver pessoas capazes de restringir (até mesmo o conhecimento que você tem acesso) o mundo estará muito longe desse sonho que se chama democracia.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gordinho, concordo com tudo que foi dito.
    As editoras se aproveitam da importancia dos livros para sair lucrando... e se todos continuarem em silencio sem lutar pelos nossos direitos, nunca viveremos numa democracia.

    Beijo, AMANDA.

    ResponderExcluir
  3. nem li...

    Dai a Cesar o que é de Cesar!

    A burguesia nunca acabo, quem nasce pobre morre pobre...

    ResponderExcluir